No dia 27 de Outubro, o CIT FACENS recebeu a presença do engenheiro civil Alexandre Miranda, especialista na área de informática aplicada à Engenharia. Alexandre é membro da comissão de estudos especiais ABNT CEE-134 – Modelagem da Informação da Construção e associado ao BIM-Fórum Brasil, participante do GT para abertura do Chapter Brasileiro da Building Smart International. Com 20 anos de experiência no mercado, atualmente é mestrando em Inovação na Construção, com ênfase no estudo do BIM pela Universidade de São Paulo, além de ser responsável pelas operações da ACCA SOFTWARE no Brasil, empresa com o maior número de softwares BIM certificados IFC no mundo e especializada em OpenBIM.

Open BIM se trata da interoperabilidade entre softwares, que é feito através de arquivos em formato IFC. A interoperabilidade nada mais é do que” a capacidade de um sistema se comunicar de forma clara e transparente com outro sistema”, e trazendo isso para a realidade de construção civil, a interoperabilidade é o que permite que softwares diferentes e de diferentes vertentes possam “conversar” entre si em uma linguagem semelhante. O arquivo IFC é um formato padronizado que permite a conversação entre diferentes softwares e uma realidade entre diferentes empresas.

Essa facilidade de trabalho em conjunto trás para a obra uma diminuição significativa em erros de projeto, pois com todos os projetos conversando entre si há um maior controle de problemas e desafios futuros a serem enfrentados na obra; além disso, a interoperabilidade aumenta a velocidade de gestão de dados, pois o conceito permite que todos os dados dos projetos sejam analisados individualmente e em conjunto por um responsável técnico. Ao exportar um arquivo neste formato, é possível escolher quais informações acompanharão o modelo. Por isso, é importante fornecer informações pertinentes à função que o modelo em questão desempenhará para aqueles que receberão o IFC.
?
Por conta dessas qualidades, independentemente do tamanho da empresa, quando pensamos em implementar este conceito nos nossos projetos, nós criamos um modelo muito mais completo e facilitamos a administração dos dados por quem receber o arquivo, transformando assim, nosso ramo de trabalho muito mais hábil, detalhado e inteligente.

Para acessar a palestra na integra, clique aqui!