No dia 29 de Outubro – encerramento do 4º Seminário BIM Facens, o CIT recebeu a presença do professor João Poças Martins, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 2009 com a tese “Modelação do fluxo de informação no processo de construção – Aplicação ao licenciamento automático de projectos”, o professor tem como principais áreas de interesse a Gestão de Informação na Construção em geral e, em particular, a tecnologia BIM. Publicou cerca de 70 artigos nesta área nos últimos 5 anos e participou em diversos projetos de I&D e de consultoria enquanto especialista em BIM. Na área do ensino, é responsável por unidades curriculares que abordam o BIM na Engenharia Civil em Portugal, Dinamarca e Alemanha.

O professor João Poças abordou a verificação automática de projetos e suas possíveis aplicações. Com a verificação automática, é possivel padronizar as seções dos pilares de um sistema estrutural inteiro, ou verificar se as saídas de incêndio de um edifcício cumprem com as dimensões mínimas determinadas pelas normas de segurança e acessbilidade.

Atualmente existem iniciativas ao redor do mundo que fazem a verificação automática em diferentes áreas e de acordo com as normas relativas ao país, como a Corenet, de Singapura, a ByggSork, da Noruega – país pioneiro nas plataformas de submissão – e a LicA (sistemas de abastecimento de água) de Portugal. Entre os principais desafios nesse campo, estão a falta de maturidade do BIM que varia de acordo com a localidade; além disso, as normas que dão a base necessária para a programação de sistemas de verificação automática se mostra subjetiva na maioria dos casos, dificultando a leitura computacional. Entretanto, com a verificação automática é possível prever futuros problemas em uma obra e poupar tempo e dinheiro investidos, garantindo também que o projeto será executado com fidelidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1-1024x781.png

Para acessar a palestra na integra, clique aqui!