Ontem, dia 19 de Outubro, o CIT FACENS recebeu, no primeiro dia de Seminário BIM, a presença de Humbeto Farina, formado em Engenharia Civil e mestre em Sistemas Prediais pela USP, onde também é professor.

Humberto é diretor da INPrediais, empresa especialista na área de Sistemas Prediais, que já atuou em empreendimentos residenciais, comerciais, shopping centers, centros de exposição, flats, hotéis, resorts, centros de distribuição, laboratórios e infraestrutura condominal.

Humbertou contou mais sobre como o BIM pode ajudar na identificação de falhas em instalações, além da linha de raciocínio de um projeto de instalações. Para ele, o projeto de instalações deve ser composto por uma equipe que envolve projetistas especializados no assunto em conjunto com profissionais de diferentes disciplinas, para que, assim, o projeto 3D seja explorado corretamente.

“Para chegar em uma construção virtual, é preciso antes ter contato com pessoas que atuam com isso. (…) Com o BIM, conseguimos planejar através de uma obra virtual e antecipar um erro, mas quem sintoniza estes problemas é uma parceria entre o projetista virtual e um grupo de especialistas no sistema” disse o professor.

Para acessar a palestra na integra, clique aqui!