Na última sexta feira, dia 21 de Outubro, o CIT FACENS recebeu a presença de Gustavo Carezzato, diretor geral da Graphisoft LATAM. Carezzato é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e possui mestrado em Arquitetura Digital pela University of Melbourne (Austrália) com ênfase em processos de projetos BIM, sendo também mestre pela Escola Politécnica da USP na área de Inovação Tecnológica na Construção com ênfase na regulamentação e normalização BIM baseado na norma internacional ISO 19650 (1 e 2). Com experiência profissional no Brasil e exterior, ele já atuou como especialista BIM junto ao MDIC no grupo Ad-Hoc de Regulamentação e Normalização com a finalidade do desenvolvimento da estratégia nacional BIM-BR. Também atua como o coordenador do GT de Processo BIM da ABNT CE-134, é membro do conselho administrativo do BIM Fórum Brasil e relator do GT para a criação do capítulo brasileiro da buildingSMART. 

“O BIM não é o futuro, é o presente. (…) Hoje a tecnologia avança em passos largos, e nós precisamos estar a par do que está acontecendo, para que a gente não perca lugar no mercado de trabalho” afirma. Hoje, o BIM já é uma realidade, que auxilia aos profissionais da área de construção civil a desevolverem trabalhos mais precisos- e controlarem esse trabalho de forma mais efetiva e transparente.

Para Gustavo, todos os profissionais envolvidos na construção civil devem estar a par do que é a tecnologia BIM, desde os contratantes até os arquitetos, engenheiros, fabricantes e trabalhadores envolvidos na execução de uma obra. Saber o que é BIM, nesse sentido, não necessariamente significa saber executar um modelo tridimensional ou gerar quantitativos, mas sim entender o conceito dessa metodologia, seus processos e possiblidades de resultados. “Não existe tecnologia sem pessoas. Se as pessoas não estiverem engajadas, nenhum novo processo irá adiante dentro de uma empresa.”

A fim de estabelecer um norte para que empresas trabalhem da mesma maneira, os governos locais e conselhos profissionais atuam através da produção e disponibilização de guias e normas. Conforme o relatório “Diálogos Setoriais para BIM no Brasil e na União Europeia” o desenvolvimento de manuais explicando como utilizar o BIM em projetos é um dos fatores que impacta na adesão ou não de uma empresa ao adotar o sistema.

No Brasil, já existem guias disponibilizadas no mercado, que Carezzato elucidou durante a palestra junto à norma britânica PAS1192-2:2013 e os conceitos iniciais da ISO 19650, importante para o compreender o desenvolvimento de um sistema BIM dentro de uma empresa.

Para acessar a palestra na integra, clique aqui!