Na última segunda feira, dia 25 de Outubro, no terceiro dia de Seminário BIM, o CIT FACENS recebeu a presença do professor Sérgio Scheer, que é mestre em Engenharia Estrutural pela UFRGS e doutor em Ciência da Computação pela PUC-RJ).

Atualmente presidente da ANTAC ( Associação Brasileira de Tecnologia no Ambiente Construído), e vice-presidente do BIM-FÓRUM BRASIL, o professor Sérgio também é membro representante do Brasil no Conselho de Administração da Sociedade Internacional de Computação em Engenharia Civil e de Edifícios (ISCCBE). Com mais de 270 artigos publicados e vasta experiência acadêmica ele também é membro do ASCE Global Center of Excellence in Computing e do ASCE Technical Council on Computing and Information Technology.

O professor Sérgio elucidou aspectos da norma internacional ISO-19650: gerenciamento de informações, que diz respeito ao ciclo de vida das edificações, sendo elas ativas ou obras de infraestrutura, acerca da informação que um projeto contém e como ela é trabalhada. Essa série de normas engloba desde a fase inicial de definição de necessidades e busca de fornecedores, passando à contratação, desenvolvimento e entregáveis em um projeto. Nessas diferentes fases, é normal que ocorra uma perda de informações. E é nesse cenário, que o BIM age ao tentar minimizar essas perdas.

O BIM, além de gerar um modelo geométrico, também carrega consigo uma série de especificações e referências técnicas, além de toda a documentação de orçamentos e processos. Sendo assim, a importância da geometria diminui com o passar do tempo em relação ao modelo de dados não-geométricos. A ISO-19650 surge ao definir regras básicas de como gerenciar esses dados, a fim de dar suporte a um contratante na definição dos requisitos de informação para as fases de entrega de um ativo imobiliário e estruturar o ambiente comercial e colaborativo adequado no qual os contratados possam produzir e compartilhar a informação gerada de maneira mais efetiva e eficiente. Atualmente, as partes 1, 2, 3 e 5 da norma se encontram em vigência no mundo, e no Brasil, as partes 1 e 2 estão disponíveis e traduzidas.

Para acessar a palestra na integra, clique aqui!