Seminário de modelagem da informação da construção (BIM) traz a tecnologia na Construção Civil e Arquitetura para o interior de Sorocaba.

O Centro de Inovação e Tecnologia em Cidade e Construção (CIT) do Centro Universitário Facens promoveu nos dias 20, 22, 27, 28 e 29 de outubro a terceira edição do Seminário BIM Facens. O evento foi totalmente online e teve o objetivo de abordar as tecnologias disponíveis e inovações na construção no mercado do interior paulista.

O BIM, Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção), é o conceito que envolve a criação de um modelo 3D inteligente e permite ações de gerenciamento da documentação, coordenação e simulação em todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, projeto, construção, operação e manutenção). O BIM é utilizado por profissionais da construção em projetos de edificações e infraestrutura.

De acordo com a BIM Manager e Especialista Técnica do CIT Facens, Gabriela Bruna Nakayama, o Seminário BIM Facens levou aos participantes muitas novidades como cases e melhores práticas para quem atua na área da construção civil e tem anceio/curiosidade pelo BIM e suas tecnologias. O setor imobiliário de Sorocaba e Região têm crescido exponencialmente, propondo um excelente senário para o investimento na implementação do BIM nas incorporadoras, construtoras e projetistas do interior paulista. “Essa forma inteligente e prática de gerenciar os projetos é um ponto forte para essas empresas, pois promove mais agilidade e previsibilidade, desde a concepção do projeto até o produto final”, afirma.

Nos cinco dias de evento, os participantes puderam assistir webinars com grandes nomes da construção civil e arquitetura, como Eduardo Soethe Cursino (BIM Manager | Consultor BIM na Soethe Cursino Engenharia e Consultoria), Silvia Traldi (Gerente de projetos na LOCK Engenharia), Natália Nakamura Barros (Arquiteta e Urbanista | Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens | Pesquisadora da UNICAMP), Mariana Lima (Professora adjunta do DAUD-UFC | Coordenadora do GT da ANTAC) e Wilton Catelani (Consultor estratégico BIM | Presidente do BIM Fórum Brasil).

Todas as palestras do 3º Seminário BIM Facens estão disponíveis no canal Facens Play.

Dia 01 – BIM na Infraestrutura Brasileira: https://youtu.be/DE2Sjtmuj0o

Dia 02 – BIM para Incorporadoras/Construtoras: https://youtu.be/uDY-uo3SFNY

Dia 03 – BIM e  Novas Tecnologias https://youtu.be/PSey9S18oWM

Dia 04 – BIM no Ensino: https://youtu.be/7h_UpqmR5OI

Dia 05 – Iniciativas BIM no Brasil: https://youtu.be/n4q1sB9SYp0